Blitze de combate à fumaça negra multam 15 no Cariri

23 de setembro de 2013 - 11:37

23/09/2013

A região do Cariri, no sul do Ceará, foi o local escolhido pela equipe do Programa de Combate à Fumaça Negra, da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), para realizar blitze no período de 17 a 19 de setembro. Durante os três dias foram vistoriados 420 veículos. As fiscalizações ocorreram em Barbalha, Juazeiro do Norte e Crato, respectivamente. De todos os carros que passaram pelas blitze, apenas 15 apresentaram índice de fumaça acima do permitido e acabaram sendo autuados e recebendo uma multa no valor de R$ 1.328.

O objetivo da Semace é minimizar a poluição ocasionada pelo material particulado emitido dos escapamentos dos automóveis movidos a diesel. A medição da quantidade de fumaça é feita através da escala de Ringelmann Reduzido, constituída de cinco colorações, que variam de cinza claro ao preto total. As emissões até 40% são consideradas normais. Acima disso o veículo é autuado e multado.

Mas os responsáveis pelos carros autuados podem conseguir uma redução de 50% do valor da multa. Para que isso ocorra, é preciso que o veículo seja levado para uma nova vistoria na Semace, dentro do prazo de 15 dias, a contar da autuação, e o resultado constate que a emissão de fumaça está dentro dos padrões adequados.

A emissão de fumaça negra proveniente dos veículos automotores do ciclo diesel é o resultado de uma combustão incompleta e está associada a problemas operacionais e de manutenção, podendo acarretar doenças relacionadas ao aparelho respiratório e cardiovascular, bem como alterações no clima da terra.

Apoio

Em Barbalha e Juazeiro do Norte a Semace contou com o apoio do Batalhão de Policiamento Militar Ambiental (BPMA) e dos respectivos departamentos municipais de Trânsito.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov