Audiências debatem aterro sanitário e sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário

30 de setembro de 2013 - 16:41

30/09/2013

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio do Núcleo de Impacto Ambiental (Nuiam), presidiu duas audiências públicas referentes ao licenciamento ambiental do aterro sanitário consorciado de Guaraciaba do Norte e do sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário da praia da Taíba, em São Gonçalo do Amarante. As reuniões ocorreram nos dias 25 e 27 de setembro, respectivamente.

Na primeira audiência, realizada na Câmara dos Vereadores de Guaraciaba do Norte, foi apresentado ao público presente o projeto e o estudo ambiental do aterro sanitário consorciado de Guaraciaba do Norte, que, além desse município, receberá os resíduos sólidos de Croatá, Carnaubal, São Benedito, Ibiapina e Ubajara.

Alem do próprio aterro, estão projetadas duas estações de transferências de resíduos, que ficarão localizadas em Ubajara e Inhuçu, distrito de São Benedito. Segundo Francisco José de Araújo, biólogo responsável pela apresentação, o equipamento ocupará um terreno de 41 hectares e terá uma vida útil de 20 anos. O local foi escolhido por não apresentar recurso hídrico próximo, não sofrer de ventos para levar odor à população, ter um bom acesso, não ter proximidade com nenhum núcleo populacional etc.

Taíba

O projeto de abastecimento de água e esgotamento sanitário da praia da Taíba, no município de São Gonçalo do Amarante, também teve sua audiência pública realizada. A obra prevê a instalação de 11 estações elevatórias para o recolhimento de esgoto e 15 poços tubulares para captação de água. Todo o sistema foi pensado para atender a demanda desses serviços nos próximos 15 anos, contemplando, inclusive, as pessoas que frequentam o local somente em finais de semana, feriados, entre outros.

De acordo com Fábio Perdigão, um dos componentes da equipe que elaborou o estudo ambiental e responsável pela apresentação, os impactos negativos ocorrerão primordialmente na fase de instalação, ficando em sua operação, praticamente, os positivos.

Fhilipe Augusto
Twitter: @Semace