17 carros autuados em blitze de combate à fumaça negra no Cariri

2 de setembro de 2013 - 15:59

02/09/2013

No período de 27 a 29 de agosto, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo), realizou blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra na região do Cariri, no sul do Estado. A ação, que resultou na vistoria de 423 carros e 17 autuações, tinha como objetivo minimizar a poluição atmosférica ocasionada pela emissão de material particulado proveniente das descargas dos veículos movidos a diesel que circulam com os motores desregulados, tais como ônibus, caminhões, caminhonetas e transportes alternativos.

O primeiro dia de blitz ocorreu em Barbalha, na Avenida Leão Sampaio. No dia seguinte, foi a vez do município de Juazeiro do Norte. Na ocasião, a Semace montou sua operação na Avenida Padre Cícero. Por fim, as ações foram realizada em Crato, na Avenida Joaquim Bezerra de Menezes.

A medição do índice de fumaça negra é feita através da escala de Ringelmann Reduzido, a qual é constituída de cinco colorações, que variam de cinza claro ao preto total. As emissões de 20 e 40% estão dentro dos padrões estabelecidos. Já nas de 60, 80 e 100% o veículo é autuado e multado.

De acordo com a Portaria Nº 136, de 23 de julho de 2007 da Semace, os veículos irregulares têm até 15 dias, a partir da autuação, para comparecerem à sede da instituição para passar por uma nova vistoria. Caso seja constatada a sua adequação aos padrões, o proprietário do carro tem o benefício da redução de 50% do valor da multa, que pode variar de R$ 1.328 a R$ 5.315.

Durante os três dias de trabalho a Semace contou com o apoio do Batalhão de Policiamento Militar Ambiental (BPMA) e dos departamentos municiais de trânsito das respectivas cidades.

Malefícios à saúde

A emissão de fumaça negra é o resultado de uma combustão incompleta e está associada a problemas operacionais e de manutenção, podendo acarretar doenças relacionadas ao aparelho respiratório e cardiovascular, bem como alterações no clima terrestre.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov