Semace atua com novo sistema que permite análise mais aprimorada em licenças e autorizações ambientais

23 de agosto de 2013 - 13:43

23/08/2013

A parceria e o empenho dos setores de Desenvolvimento de Sistemas e Geoprocessamento da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Ditec), da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), concluíram recentemente mais um módulo do Sistema Natuur, que visa dá celeridade aos processos de licenciamento da autarquia. A nova ferramenta, Natuur GEO, consiste em um Sistema de Informações Geográficas – SIG, baseado em geotecnologias para auxiliar inicialmente as atividades de licenciamento e posteriormente as atividades de monitoramento e fiscalização.

O Natuur GEO atenderá os diversos setores da Semace, contribuindo com os procedimentos de análise espacial da superintendência. De acordo com a Ditec, o novo módulo será destinado ao tratamento de informações geográficas que serão disponibilizadas aos técnicos envolvidos nos processos de licenciamento ambiental, potencializando os recursos das análises desses processos.

“Num Estado de grande dimensão e particularidades ambientais como o Ceará, o setor de geoprocessamento apresenta um potencial significante para subsidiar as demandas da Semace, quanto a espacialização geográfica e análise ambiental das áreas licenciadas”, ressalta a Ditec. Além disso, a diretoria explica que o sistema envolve técnicas avançadas de geoprocessamento que permitirão análise ambiental das áreas a serem exploradas ou licenciadas, possibilitando interpretação de áreas cada vez maiores e o aumento da produtividade.

Para a Ditec, com a conclusão do Natuur GEO, a Semace passa a se modernizar cada vez mais, utilizando ferramentas com execução de excelência e celeridade que beneficiará a população que deseja emitir autorizações e licenças que dependem da superintendência.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação
Twitter: @semace
Facebook: semace.gov