14 veículos multados em blitze de combate à fumaça negra no interior do Estado

19 de agosto de 2013 - 13:49

19/08/2013

De 13 a 16 deste mês, o Programa de Combate à Fumaça Negra da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) atingiu novamente o interior do Estado, promovendo blitze nos municípios de Itapipoca e Sobral, respectivamente. A ação, realizada por técnicos da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) da autarquia, contabilizou 562 veículos vistoriados e 14 multados por emitirem índices de poluição acima de 60%, permitido pela legislação.

Os infratores receberam multas no valor de R$ 1.328,78 por ultrapassarem o percentual de 60%, referente à emissão de preto. De acordo com a Portaria Nº136, de 23 de julho de 2007 da Semace, eles têm 15 dias, a partir da autuação, para comparecerem à sede da superintendência para uma nova vistoria. Caso seja constatada a sua adequação aos padrões, o proprietário do carro terá o benefício da redução de 50% do valor da multa.

Durante as fiscalizações, os agentes da Geamo utilizam a escala de Ringelmann Reduzida, constituída por cinco cores, que variam do cinza claro ao preto total. Na ocasião, eles fazem uma comparação da cor da fumaça expelida pelo veículo, identificando, assim, o grau de poluição.

Em Itapipoca, nos dias 13 e 14, as blitze ocorreram nas avenidas Anastácio Braga (Cacimba) e Eubia Barroso (Centro), contando com o apoio da Polícia Militar do 9º Batalhão do município. Já em Sobral, nos dias 15 e 16, as ações aconteceram nas rodovias CE 178, km 99 e BR 222, km 222, com o apoio das polícias rodoviárias Estadual e Federal, respectivamente.

O Programa de Combate à Fumaça Negra tem como objetivo buscar a diminuição da poluição atmosférica oriunda da combustão do diesel.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação
Twitter: @semace
Facebook: semace.gov