Blitze no Interior flagram 16 carros com excesso de fumaça

24 de junho de 2013 - 13:29

24/06/2013

As regiões do Cariri e do Vale do Jaguaribe foram os locais escolhidos pela Superintendência Estadual do meio Ambiente (Semace) para realizar blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra. As ações ocorreram no período de 17 a 20 desse mês, nos municípios de Russas, Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, respectivamente. Durante os quatro dias de fiscalização, 546 veículos foram vistoriados. Desses total, 16 estavam emitindo fumaça acima do permitido e cada um foi multado em R$ 1.328.

O objetivo da Semace ao promover esse trabalho é minimizar a poluição atmosférica ocasionada pelos veículos movidos a diesel, através do sistema de escapamento. Para monitorar a intensidade do material expelido, a autarquia utiliza a escala de Ringelmann Reduzido, composta por cinco níveis colorimétricos, que variam do cinza claro ao preto total.

O teste é feito visualmente. Na ocasião, o técnico da Semace compara a cor da fumaça emitida pelo carro com a coloração contida em um dos níveis da escala. Nos casos em que o veículo se enquadra em 20 e 40%, referentes às cores mais claras, o automóvel está dentro dos padrões. Já quando apresenta 60, 80 e 100% de escuridão na fumaça, o carro recebe um auto de infração.

O multa pode ser reduzida em 50%, segundo a Portaria Nº 136 da Semace. Ela diz que se o veículo irregular for levado à sede da autarquia em um prazo de até 15 dias, a contar da autuação, para passar por uma nova vistoria e for constatada sua regularização, cai pela metade o valor.

Apoio

A Semace contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Batalhão de Policiamento Militar Ambiental (BPMA) e dos respectivos departamentos municipais de Trânsito.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov