Audiência apresenta projeto de complexo eólico e solar à população de Camocim

17 de junho de 2013 - 11:40

17/06/2013

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) presidiu na última quinta-feira (13) audiência pública referente ao licenciamento ambiental dos projetos dos parques eólicos Tatajuba I ao XVII e parques solares Tatajuba I ao X, de interesse da empresa Tatajuba Geração de Energia LTDA. O evento foi realizado no Hotel Fazenda Tour & Pesca, na localidade de Urtiga, distrito de Guriú, município de Camocim. O momento contou com a boa presença de moradores da região, representantes da gestão municipal, da prefeita Mônica Aguiar e do deputado estadual Sérgio Aguiar.

A audiência foi iniciada pelo supervisor do Núcleo de Impacto Ambiental da Semace, Ivan Botão, que deu as boas vindas aos presentes e informou que aquele era o momento da comunidade conhecer o projeto, tirar dúvidas sobre ele e opinar sobre a sua instalação na região. Botão ressaltou, ainda, que esse tipo de audiência pública trata-se de um dos pré-requisitos do processo de licenciamento ambiental.

Em seguida, foi a vez de Danilo Saraiva, representante da consultoria ambiental responsável pela elaboração do Estudo de Impacto Ambiental e seus respectivo Relatório (EIA/Rima) do projeto, apresentá-lo. O complexo eólico e fotovoltáico terá capacidade total instalada de 652 MW, sendo 452 gerados por eólica e os 200 restantes pela solar. Ao todo, segundo informou Saraiva, estão inseridas no projeto 17 usinas eólicas e 10 solares. Serão 226 aerogeradores, cada um com potência para produção de 2 MW. A área total do empreendimento contempla 7.500 hectares.

De acordo com o EIA/Rima, a região que a empresa pretende instalar o complexo é localizada em tabuleiros pré-litorâneos. No estudo foram catalogados 139 impactos ambientais, sendo 58,27% de caráter benéfico e 41,73 adversos, não tendo nenhum impacto negativo de grande magnitude.

Um dos grandes anseios da população local era saber se a instalação do empreendimento absolverá a mão de obra local. Representando a empresa, Carlos Morais informou que haverá sim a contratação de trabalhadores da comunidade e que reuniões serão promovidas futuramente para ver a demanda e a oferta.

Próxima etapa

Após finalizada a audiência pública e considerada pela Semace como válida, o próximo passo do processo de licenciamento ambiental é a conclusão do parecer técnico pela autarquia e a inclusão do projeto na pauta da reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) para que ele aprecie, discuta e vote a liberação por parte da Semace da Licença Prévia do complexo.

Fhilipe Augusto