14 carros multados em Fortaleza e Caucaia por excesso de fumaça

3 de junho de 2013 - 14:51

03/06/2013

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo), multou 14 veículos movidos a diesel no período de 27 a 29 de maio. Essas atuações foram resultado de mais três blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra em Fortaleza e Caucaia. Ao todo, 423 automóveis passaram pela vistoria da autarquia.

A medição do índice de fumaça negra é feita através da escala de Ringelmann Reduzido, constituída por cinco colorações, que variam de cinza claro ao preto total. As emissões de 20 e 40% estão dentro dos padrões estabelecidos. Já nas de 60, 80 e 100% o veículo é autuado e multado. Todos os carros que receberam multas, esta semana, estavam emitindo 60% de fumaça negra dos seus escapamentos.

Mas, de acordo com a Portaria nº 136/2007 da Semace, os veículos irregulares têm 15 dias, a partir da autuação, para comparecerem à sede da instituição para passar por uma nova vistoria. Caso seja constatada a sua adequação aos padrões, o proprietário do carro tem o benefício da redução de 50% do valor da multa, que pode variar de R$ 1.328 a R$ 5.315.

A emissão de fumaça negra é o resultado de uma combustão incompleta e está associada a problemas operacionais e de manutenção, podendo acarretar doenças relacionadas aos aparelhos respiratório e cardiovascular, bem como alterações no clima terrestre.

Apoio

A Semace contou com o auxílio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Caucaia e da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) em Fortaleza.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov