Setor de Fauna da Semace orienta empresa sobre ninho de Andorinhas-da-Praia

31 de maio de 2013 - 16:08

31/05/2013

Na quarta-feira (22), o setor de Pesquisa e Manejo da Fauna, da Diretoria Florestal (Diflo), da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), foi contactado pela equipe de obras da Petrobrás para obter orientações com relação às medidas a serem tomadas a respeito de um casal de Andorinhas-da-Praia (Tachycineta albiventer) que haviam construído um ninho entre os dutos do gasoduto, localizado no Porto do Pecém.

Os pássaros, pertencentes à família Hirundinidae, possuem coloração esverdeada nas plumas das costas, medem cerca de 13cm e habitam áreas com excesso de águas como baías e rios, onde constroem seus ninhos em barrancos ou edificações.

Ao chegar ao local para averiguação, a equipe de Fauna da Semace, em concordância com a Petrobrás, optou pela mudança no planejamento das ações de manutenção da empresa, visando preservar o ninho até que os filhotes estejam maduros suficientes para alçar voos. A medida foi tomada tendo em vista que os pássaros se encontravam em local de difícil acesso, fato que coloca em risco a vida dos filhotes e aumenta as chances de abandono pelos seus reprodutores.

Saiba mais

A Semace, desde 2012, criou dois setores de fauna: um vinculado à Diflo e o outro à Diretoria de Fiscalização, voltados para a realização de ações relacionadas à gestão da fauna silvestre no âmbito estadual, conforme competências adquiridas através da Lei Complementar 140/2011.


Informações:

Diretoria Florestal: (85) 3101-5546
Diretoria de Fiscalização: (85) 3254-3083


Ana Luzia Brito

Assessoria de Comunicação
Twitter: @semace
Facebook: semace.gov