Semace multa 15 veículos em Fortaleza e Região Metropolitana por excesso de fumaça

3 de maio de 2013 - 15:50

03/05/2013

O Programa de Combate à Fumaça Negra da Superintendência Estadual Estadual do Meio Ambiente (Semace) concentrou suas ações essa semana em Fortaleza e Região Metropolitana. A equipe da autarquia iniciou pela Capital, na segunda-feira (29), na Avenida Jornalista Tomás Coelho. Já nesta quinta (2), o local escolhido foi o km 10 da CE 065, em Maracanaú. E para finalizar as fiscalizações, hoje (3), também em Maracanaú, a CE 060 na altura do km 8 foi onde aconteceu a blitz.

Nesses três dias, 395 veículos foram vistoriados, o que resultou na autuação de 15 desses. As multas aplicadas ocorreram nos casos em que os automóveis apresentaram índice de fumaça superior a 60% e 80% da escala de Ringelmann Reduzido, utilizada para medir a intensidade de material expelido pelo carro. O objetivo da Semace é minimizar a poluição atmosférica gerada pela emissão de fumaça negra dos automóveis que utilizam como combustível o diesel, a exemplo de ônibus, caminhões, transportes alternativos, 4×4, entre outros.

Durante a vistoria, o técnico da autarquia faz uma comparação visual entre a cor da fumaça com uma das cinco tonalidades constantes na escala. Nos casos cujo material expelido apresenta cores mais brandas, equivalentes aos níveis 1 e 2 da escala – 20 e 40% respectivamente, o veículo é liberado, pois ele está dentro dos padrões exigidos pela legislação. Contudo, se for constatado que a fumaça se enquadra nos demais índices – 60, 80 e 100%, é aplicada uma multa. O valor pode variar de R$ 1.328 a R$ 5.315.

De acordo com o coordenador do Programa de Combate à Fumaça Negra, Francisco de Oliveira, o excesso de fumaça emitido por parte dos veículos movidos a diesel é o resultado, em sua maioria, da falta de manutenção. Oliveira aconselha que o responsável fique atento a alguns detalhes que contribuem para que veículo fumace em grande escala, como trafegar com o filtro de ar sujo, bomba de combustível desregulada, bico de injeção alterado, entre outros.

Apoio

A Semace contou com o apoio da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) em Fortaleza e da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) em Maracanaú na organização do trânsito.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov