Semace constata queda na média de carros autuados por excesso de fumaça no Interior

13 de maio de 2013 - 16:10

13/05/2013

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realizou blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra, no período de 6 a 10 de maio, no interior do Ceará. As ações ocorreram nos municípios de Russas, Barbalha, Juazeiro do Norte e Crato, respectivamente. Durante os quatro dias de fiscalização, a equipe da autarquia vistoriou 572 veículos. Desse total, apenas 19 foram multados em R$ 1.328 por emissão em excesso de fumaça.

De acordo com o coordenador do programa, Francisco de Oliveira, pôde-se constatar uma pequena queda na quantidade de carros autuados pela Semace, especialmente no Cariri, região que, historicamente, o número de automóveis fora dos padrões fica acima de média estadual, devido ao grande fluxo de veículos movidos a diesel. “O que notamos é que, por blitz, houve a diminuição de um ou dois carros multados. Isso mostra que as ações estão surtindo efeito e os motoristas estão se conscientizando da necessidade de trafegar com os carros regulados, evitando o excesso de fumaça”, disse Oliveira.

O objetivo da Semace ao realizar essas ações é minimizar a poluição atmosférica provocada pela emissão de fumaça dos proveniente dos veículos movidos a diesel. Para medir a intensidade de de material expelido, a equipe usa a escala de Ringelmann Reduzido, composta por cinco colorações, que variam do cinza claro ao preto total. No momento do teste, o técnico da autarquia compara a cor da fumaça com um dos índices constantes na escala. Nos dois primeiros, o automóvel está dentro dos padrões. Já nos três seguintes, é lavrado um auto de infração e aplicada a multa, pois há a constatação de que o carro está emitindo fumaça acima do permitido.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov