Dez carros multados pela Semace em blitze de combate à fumaça negra

27 de maio de 2013 - 15:48

27/05/2013

Quatro blitze foram realizadas pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), no período de 21 a 24 de maio, para fiscalizar a emissão de fumaça oriunda dos veículos movidos a diesel. As ações fazem parte do Programa de Combate à Fumaça Negra da autarquia e ocorreram nos municípios de Umirim, Tianguá, Sobral e Paracuru, respectivamente. A equipe vistoriou ao todo 543 carros, dos quais 10 foram multados em R$ 1.328,78 por estarem fora dos padrões.

A Semace utiliza a escala de Ringelmann Reduzido para medir a intensidade de fumaça emitida pelos automóveis. Com cinco níveis colorimétricos que variam do cinza claro ao preto total, a escala é usada para comparar a cor do material expelido pelo veículo com um de seus índices. Os dois primeiros, de coloração mais clara, aponta que o carro está dentro do que exige a legislação. Mas os três seguintes indicam que há uma emissão em excesso de fumaça.

De acordo com o coordenador do programa, Francisco de Oliveira, essa quantidade a mais de fumaça é gerada em decorrência da falta de manutenção dos automóveis. Segundo ele, alguns fatores contribuem para que chegue a esse estado, como, por exemplo, rodar com o filtro de ar sujo, bomba de combustível desregulada, bicos de injeção alterados, entre outros.

Apoio

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) colaborou com a Semace durante os quatro dias de blitze.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov