Sobral é contemplado com curso de combate à poluição sonora para agentes ambientais

25 de abril de 2013 - 14:23

25/04/2013

Na sexta-feira (19), o município de Sobral foi contemplado com treinamento de combate à poluição sonora promovido pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), voltado para  policiais militares ambientais e representantes de instituições de meio ambiente daquela região. O evento ocorreu no auditório da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops-CE). Na oportunidade, o engenheiro químico da autarquia, Alexandre Pinto, conduziu a capacitação que abordou a utilização do decibelímetro (aparelho que mede som).

O curso, solicitado pela Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (CBPMA) da região, teve carga horária de 10horas/aula, tendo os turnos da manhã (8h às 13h30) e tarde (14h às 16h) com conteúdos teórico e prático. Durante a capacitação, os policiais e demais participantes aprenderam as características dos equipamentos de medição sonora, bem como a utilização deles, as legislações específicas e como fazer relatórios e pareceres técnicos.

De acordo com o capitão Marcelo Beserra da CBPMA de Sobral, a cidade possui o maior número de ocorrências nas estatísticas da Ciops. “No ano passado foram registradas 6.385 ocorrências de perturbação de sossego alheio. Com o treinamento de combate à poluição sonora, em parceria com a Semace, nosso intuito é desafogar as viaturas desse grande número da estatística da Ciops na região”, disse.

Segundo o diretor da Disob da Semace, Ulisses Costa, o treinamento foi motivado tanto pela necessidade de coibir a poluição sonora no município e distritos da região, como pela exigência de se manusear o decibelímetro, equipamento específico nas fiscalizações.

Fizeram parte da programação do curso: definição de som e ruído; legislação sobre poluição sonora; aparelhos de medição; técnicas de medição; problemas causados pela poluição sonora; técnicas de minimização dos ruídos emitidos; casos de poluição sonora; prática de campo: como utilizar o medidor de precisão sonora (decibelímetro).

Ana Luzia Brito