Semace preside audiência em Trairi sobre o licenciamento de um condomínio multifamiliar

29 de abril de 2013 - 14:24

29/04/2013

Ocorreu na última sexta-feira (26) a audiência pública referente ao processo de licenciamento ambiental do condomínio Flecheiras Jardins, de interesse da Tatajuba Empreendimentos Mobiliários LTDA. O evento aconteceu no auditório do Shopping Vila Bonita Open Mall, situado na praia de Flecheiras, município de Trairi, local onde o empreendimento pretende ser construído. O momento foi presidido pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), ente público responsável por este licenciamento.

Na ocasião, o gerente da Tatajuba Empreendimentos, Vicent de Valk’s, fez uma apresentação do projeto. De acordo com Valk’s, a ideia é construir um condomínio sustentável, cujas casas deverão seguir um padrão estabelecido pela empresa responsável, no qual estão previstos métodos que evitem o desperdício de água e energia, bem como o tratamento dos efluentes líquidos, entre outras ações ecologicamente corretas.

Ao todo, o projeto prevê a construção de 266 unidades habitacionais, sendo 146 casas e 120 apartamentos horizontais. A área do empreendimento é de 97 hectares. Contudo, apenas 36,69% será destinada à ocupação e 6% ao sistema viário.

Em seguida, foi feita a apresentação do Estudo de Impacto Ambiental e seu respectivo Relatório (EIA/Rima) por Dennys Bezerra, representante da consultoria contratada pela empresa para a elaboração do estudo. Segundo Bezerra, o empreendimento está 60,55% localizado em áreas de planície de deflação e o restante em campos de dunas, que serão preservadas de acordo com o projeto.

Ao final, a população presente e os representantes da Prefeitura de Trairi puderam opinar sobre o empreendimento e dirimir algumas dúvidas. O supervisor do Núcleo de Impacto Ambiental da Semace. Wiliams Henrique, classificou a audiência como boa e explicou que aquele era o momento para a sociedade participar do licenciamento ambiental feito pela autarquia.

Fhilipe Augusto e Leandro Assunção
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov