Sexta-Feira, 28 de Julho de 2017
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Programa de Educação Ambiental – PEACE

Concepção Estratégica do PEACE


Conceito de Visão de Futuro

Sociedade justa e ecologicamente equilibrada.
Diretrizes

As ações de EA devem desenvolver o espírito crítico e a criatividade do cidadão quanto às alternativas locais de desenvolvimento sustentável, na busca de um ambiente saudável e ecologicamente equilibrado para as presentes e futuras gerações;

A participação deve ser estimulada em todas as formas de atuação da EA como processo de conquista que se dá no jogo das forças sociais, no exercício da cidadania, na luta pelo acesso à melhor qualidade de vida;
As ações do PEACE devem valorizar os mecanismos locais de gestão ambiental e as prática participativas das organizações sociais;

A EA deverá estimular o envolvimento, a motivação dos agentes responsáveis pelo desenvolvimento do programa e a cooperação, a solidariedade e a parceria entre indivíduos, grupos e instituições de forma a possibilitar ações integradas e compartilhadas pelos diversos atores sociais;

O PEACE e os Programas Municipais dele decorrentes devem estar em consonância com o PRONEA e deverá, em seu conjunto, integrar o sistema nacional de educação ambiental, envolvendo de forma descentralizada os órgãos que, no Estado, atuam em Educação e Meio Ambiente, em articulação com entidades da sociedade civil e outras instituições parceiras.

Estratégias

Valorizar a identidade cultural local pelo incentivo à preservação de hábitos culturais, produções artísticas e estilos de comportamento, características da região, compatíveis com a preservação e conservação ambiental;

Viabilizar parcerias entre governo, empresariado e outros segmentos organizados da sociedade na implementação das ações de EA;

Incentivar a criação e o pleno funcionamento dos Conselhos de Defesa do Meio Ambiente e Conselhos Municipais de Desenvolvimento Sustentável;

Incentivar experiências locais de desenvolvimento sustentável pautadas no combate à pobreza, na equidade e justiça social, na sustentabilidade ecológica, política, cultural das comunidades;

Instrumentalizar a população para torná-la co-responsável pela segurança e integridade ambiental, sob os fundamentos do desenvolvimento sustentável, propiciando a compreensão das relações sócio-econômicas que estão em jogo na construção dessa alternativa de desenvolvimento;

Resgatar os laços afetivos das pessoas com o lugar de moradia como motivação para a aprendizagem e incorporação de comportamentos voltados para a preservação e conservação do patrimônio natural, histórico-cultural e arquitetônico do município;

Estimular a coletividade a exercer a cidadania em defesa do ambiente como patrimônio da sociedade global e, de modo particular, dos recursos naturais, das unidades de conservação, comunidades autóctones, espécies e ecossistemas ameaçados;

Linhas de Ação

Conjunto homogêneo de ações voltado para questões essenciais dentro dos diversos vetores coerentes com as estratégias, respeitadas as diretrizes.

• Capacitação em Educação Ambiental
• Educação Ambiental no Ensino Formal
• Educação Ambiental e Mecanismos de Articulação e Mobilização da Comunidade
• Educação Ambiental e Mecanismos Locais de Gestão dos Recursos Naturais
• Educação Ambiental, Comunicação e Arte
• Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental
• Capacitação em Educação Ambiental

Capacitação em Educação Ambiental

Visa capacitar e formar professores, técnicos, dirigentes, usuários diretos dos recursos naturais (pescadores, agricultores, assentados, etc.), membros de ONG’s, pessoal ligado ao turismo, industriários e outros segmentos da sociedade para atuarem como elementos multiplicadores de forma a estender o Programa para toda a sociedade.

Educação Ambiental no Ensino Formal

A inserção da dimensão ambiental no âmbito do ensino formal, congrega ações que visam a formação de cidadãos conscientes da relevância das questões ambientais, apoiando a adoção de uma nova postura em relação a natureza, bem como a divulgação dos conhecimentos práticos e teóricos sobre a preservação do meio ambiente.

Educação Ambiental e Mecanismos de Articulação e Mobilização da Comunidade

Essa linha apóia ações no sentido de resgatar as potencialidades do movimento ambientalista, articular e mobilizar as iniciativas das organizações comunitárias, ONG’s, sindicatos e outras associações, para inserção, ampliação e aperfeiçoamento das práticas de educação ambiental.

Educação Ambiental e Gestão dos Recursos Naturais

Essa linha agrega ações no sentido de orientar os usuários dos recursos naturais, desde os tomadores de decisões, no setor público e privado, até os que usufruem mais diretamente desses recursos, para que introduzam, no exercício de suas atividades, conceitos e princípios da boa gestão ambiental.

Educação Ambiental, Comunicação e Arte

Essa linha de ação promove, incentiva e apóia a produção e veiculação de informações de natureza educativa através dos meios de comunicação. Programas de TV, de rádio, cadernos e encartes de jornais, boletins, programas de rádio comunitário, campanhas, concursos de filmes, vídeos, outdoors, peças teatrais, teatro de bonecos, etc. Abrange também o uso de expressões artísticas que contemplem conteúdos de educação ambiental.

Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental

Essa linha tem como objetivo a produção de estudos, pesquisas, materiais e banco de dados sobre educação ambiental. Está também prevista a criação de núcleos de apoio à produção de material educativo (livros, cartilhas, jogos, kits com prática, etc.). Universidades, escolas profissionalizantes, centros de documentação e ONG’s são instituições que devem se articular para executar as ações previstas nessa linha.

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