Sistema de esgotamento sanitário de Flecheiras é discutido em audiência pública em Trairi

29 de abril de 2016 - 11:57

Sex, 29 de abril de 2016, às 11h40

DSC04397O Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Flecheiras no município de Trairi foi tema da audiência pública presidida na manhã desta quinta-feira (28) pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) na Igreja de São Pedro da região. Na ocasião técnicos da Secretaria do Turismo do Estado do Ceará (Setur) e da consultoria ambiental contratada para elaborar o projeto falaram sobre o empreendimento e tiraram dúvidas da população local presente no evento.

A reunião foi presidida pelo gerente de Análise e Monitoramento da Semace, Wiliams Souza, que inicialmente destacou sobre a importância do empreendimento na região, bem como a participação de todos. “Nós carecemos muito desses sistemas de esgotamento sanitário que é salutar para qualquer cidade e por isso é importante a participação de todos com perguntas sobre o projeto”, disse o gestor da Semace.

DSC04391De acordo com a consultoria responsável pelos estudos ambientais o empreendimento localizado no Litoral Oeste do Estado do Ceará, aproximadamente 125 km de Fortaleza, foi concebido para coletar, transportar e tratar o esgoto produzido da região, no alcance de 20 anos, em duas bacias coletoras. O SES possuirá duas sub-bacias de esgotamento, sendo constituído por três módulos de tratamento com rede coletora, duas estações elevatórias de esgoto, linha de recalque, Estação de Tratamento de Esgoto e emissário final. “Além disso, o sistema também possuirá um aquário com monitoramento de mais de 35 espécies de peixes com o objetivo de analisar a qualidade de vida deles em relação à água tratada. O SES contará com o monitoramento da Cagece”, informou a consultoria do projeto.

A audiência pública contou com equipe multidisciplinar de técnicos e estagiários da Semace, técnicos da Setur e da Companhia de Água e Esgoto do Ceará, representantes da Prefeitura Municipal de Flecheiras, líderes comunitários e população local.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov