17 veículos são flagrados por emitirem fumaça negra em blitze da Semace em Fortaleza

30 de junho de 2016 - 16:42

Quin, 30 de junho de 2016, 16h36

A operação de três dias na capital resultou em 318 automóveis do ciclo a diesel vistoriados.

Dezessete veículos do ciclo a diesel foram multados por agentes da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) em novas blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra. A operação que teve como objetivo minimizar os impactos da poluição através da fumaça preta ocorreu de 28 a 30 de junho, resultando em 318 automóveis vistoriados.

As blitze ocorreram nas avenidas Demétrio de Menezes (Pici), João Pessoa (Damas) e Juscelino Kubitschek (Passaré), respectivamente. Como procedimento, os agentes da superintendência realizaram as medições através da escala de Ringelmann Reduzido, composta por cinco cores, do cinza claro ao preto total. O equipamento apresenta variações de 20, 40, 60, 80 e 100% de fumaça.

As multas variam de R$ 1.614,40 a R$ 6.457,60, podendo ser reduzidas em 50%, com o infrator apresentando o carro irregular à superintendência, no prazo de 15 dias a contar do dia de sua autuação. Dessa forma, o autuado poderá receber o benefício caso seja constatada a conformidade do veículo na nova vistoria.

A ação da Semace contou com o apoio de agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC).

Ana Luzia Brito