14 carros autuados no Cariri por poluição atmosférica

21 de outubro de 2016 - 13:54

Sex, 21 de outubro de 2016, 13h55

De volta ao Cariri, a equipe do Programa de Combate à Fumaça Negra da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) promoveu blitze nos municípios de Barbalha, Juazeiro do Norte e Crato. As ações ocorreram entre os dias 18 e 20 desse mês, respectivamente. Na oportunidade, 377 veículos foram vistoriados para a verificação do índice de poluição. Desse total, 14 estavam emitindo fumaça acima do permitido.

Para fazer a medição, a Semace utiliza a escala de Ringelmann Reduzido, constituída por cinco cores, que variam do cinza claro ao preto total. Na ocasião, o técnico faz uma comparação da cor da fumaça expelida pelo carro com as da escala, identificando, assim, o grau de poluição.

A multa varia de R$ 1.614,40 e R$ 6.457,60. Porém, caso o responsável pelo veículo o apresente à Semace para uma nova vistoria dentro de um prazo de 15 dias, a contar da autuação, e esse esteja dentro dos padrões, a multa tem uma redução de 50%. O objetivo da autarquia é minimizar a poluição atmosférica ocasionada pela fumaça emitida dos carros movidos a diesel que circulam com o motor desregulado.

Atenção especial

De acordo com Francisco de Oliveira, integrante do programa da Semace, a região do Cariri recebe sempre uma atenção especial da equipe. Segundo ele, há uma grande quantidade de carros movidos a diesel circulando naquela área. “Aqui existe um tráfego intenso de caminhões, ônibus e transportes alternativos e, infelizmente, o índice de veículos poluindo o meio ambiente tem ficado acima da média”, ressaltou Oliveira.

Durante os três dias de fiscalização a Semace contou com o apoio dos departamentos municipais de Trânsito na organização do tráfego de veículos, além da cooperação do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA).

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov